Nossos Psicólogos


Atualmente o serviço de orientação psicológica da Clínica VERBALIZAR tem sido executado exclusivamente pelo Psicólogo e Escritor Tiago Cabral, profissional com ampla experiência nas áreas clínicas e social tendo atuado como assessor técnico do Conselho Tutelar de Barra Mansa, membro da Equipe Técnica do Abrigo Municipal Seu Nadim (em Volta Redonda) onde atende pessoas em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas e pessoas com transtornos mentais.

Tiago também é apaixonado por cultura pop (cinema, literatura e jogos eletrônicos) além de ser um entusiasta da internet e dos diversos sistemas de informações focando sempre na forma como a informática pode ajudar a levar apoio psicológico para as pessoas de todo o mundo.

Possui curso extensão e sempre procura consumir informações relacionadas a área de Neuropsicologia tendo participou do Seminário de Neurobiologia e Ciências Comportamantais da Universidade de Columbia (Nova York) e fez intercâmbios culturais com o Instituto Ackerman de Psicologia para Famílias (Nova York) e na Universidade Buenos Aires.

Atualmente reside em Volta Redonda (RJ).

Como funciona?

COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE?

A orientação psicológica online é uma modalidade de atendimento regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2012 e possibilita o atendimento na forma de orientação psicológica e a supervisão de psicólogos através de mídias digitais.

No caso da orientação psicológica esse atendimento pode durar de 1 a 20 encontros (interações) e não caracteriza terapia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA E TERAPIA?

A terapia é uma técnica utilizada pelos psicólogos para oferecer tratamento psicológico e se vale de ferramentas teóricas adquiridas ao longo de anos de estudos e treinamentos.

Atualmente terapia só pode se realizada presencialmente, pois ainda não existe método terapêutico online, mas pesquisas nesse sentido então sendo desenvolvidas.

A orientação é um processo de apoio psicológico que pode ser realizado a distância e visa guiar e dar suporte a pessoas que estejam passando por situações como:
  • Suporte para tomadas de decisão importantes na vida pessoal e profissional.

  • Suporte para pacientes já em terapia convencional que estejam viajando ou longe de seu psicoterapeuta por qualquer motivo.

  • Processos iniciais de orientação vocacional.

  • Motivação para carreira/trabalho ou quaisquer áreas da vida pessoal.

  • Orientação para pessoas que suspeitam estar com transtornos psicológicos (seguido de encaminhamento).
Dentre várias outras possibilidades.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO?

Ele pode se dar através de 3 plataformas distintas:
  1. VIA VIDEOCONFERÊNCIA: onde o paciente irá agendar um horário com o psicólogo e o atendimento será feito por vídeo através do aplicativo Skype.

  2. VIA CHAT: onde o paciente ira agendar um horário com psicólogo e o atendimento será feito através de um aplicativo de mensagens instantâneas como o WhatsApp ou (preferencialmente) o Telegram.

  3. VIA E-MAIL: onde o psicólogo irá interagir com o paciente através de textos extensos analisados pelo psicólogo e respondidos logo em seguida. Uma interação (sessão) será constituída de um e-mail do paciente, uma resposta do psicólogo, uma réplica do paciente para esclarecimento de dúvidas e a resposta final do psicólogo.

FASES DO ATENDIMENTO:

O atendimento será realizado em 3 fases:

1. Identificação e acolhimento da demanda.

Nesta fase o psicólogo irá receber a demanda do paciente e realizar uma anamnese para determinar se o caso é passível apenas de orientação ou se deve ser encaminhado diretamente para atendimento psicológico convencional ou até mesmo psiquiátrico.

Após a identificação da demanda (queixa do orientando) o psicólogo irá propor um plano de Orientação Psicológica que deve ser aceito pelo paciente.

2. Orientação Psicológica.

Nesta fase será realizada a orientação psicológica de acordo com a queixa trazida pelo orientado. O objetivo será trazer a consciência do orientado todos os aspectos de sua queixa e ajudá-lo a elaborar estratégias para saná-la.

3. Encerramento e feedback final.

Nesta última fase o orientado receberá a avaliação final do psicólogo e juntos serão analisados os resultados do processo.

Importante:

Este processo deve durar apenas 20 encontros (interações) como determina o Conselho Federal de Psicologia. Caso surjam outras demandas durante este processo que não possam ser sanadas durante essas interações, o orientado será encaminhado para atendimento convencional.

QUAIS AS VANTAGENS DA ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE?

São muitas, dentre elas:
  • Flexibilidade de horário.

  • O ambiente online pode facilitar com que pessoas que tenham dificuldade de se expressar tenham acesso a atendimento psicológico.

  • Permite atendimento a pessoas que moram em territórios de difícil acesso ou que estejam fora do Brasil e queiram atendimento com psicólogos Brasileiros.

O ATENDIMENTO ONLINE É MELHOR QUE O PRESENCIAL OU VICE-VERSA?

Claro que não! É preciso deixar bem claro que o atendimento presencial com terapia e a orientação psicológica online têm objetivos diferentes. No entanto a orientação psicológica pode ser feita presencialmente ou online.

COMO POSSO PAGAR PELO ATENDIMENTO?

Aceitamos transferência bancária, PayPal e MercadoPago.

AINDA TEM DÚVIDAS?

Deixe um comentário, ou entre em contato com o responsável técnico Tiago Cabral através desses meios:



Tiago Cabral é psicólogo (CRP 05/ 39.728) com quase uma década de experiência nas áreas clínica e social; possui extensão em neuropsicologia e já participou de atividades fora do país vinculadas a Universidade de Columbia em Nova York e a Universidade de Buenos Aires. Também apaixonado por tecnologia da informação e sobre como a informática pode ajudar as pessoas a resolver questões pessoais.

Informação Importante:

ATENÇÃO:

Este serviço está protegido pelo Código de Ética da Psicologia (Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº10 de 2005) e portanto, todas as informações usadas durante o atendimento serão de caráter sigiloso.

A orientação psicológica Online é regulamentado pela resolução do Conselho Federal de Psicologia nº11 de 2012.

Conselho Federal de Psicologia.

Aviso: este site encontra-se em processo de regulamentação pelo Conselho Regional de Psicologia e portanto ainda não se encontra cadastrado.

Porém todos os seus psicólogos encontram-se devidamente habilitados e registrados nos conselhos regionais de suas regiões.