Sobre a Clínica

"Verbalizar é transformar sentimentos, pensamentos e emoções em palavras"

HISTÓRICO:

Fundada pelo psicólogo Tiago Cabral a Clínica Psicológica Online VERBALIZAR tem por objetivo promover apoio psicológico a brasileiros (e outros falantes de língua portuguesa) que desejam atendimento online devido a questões de tempo, localização territorial como quando estejam longe de seus territórios e queiram orientação psicológica com psicólogos brasileiros e a quem mais tiver desejo de passar pelo processo de orientação.

Tendo por ponto de partida a visão do fundador (que é psicólogo e escritor) de que muitas pessoas sentem mais facilidade de se expressar através de textos do que através da fala, e com a regulamentação do atendimento online em 2012 pelo Conselho Federal de Psicologia, Tiago Cabral decidiu abrir uma clínica para oferecer suporte aqueles que desejarem atendimento via internet e assim promover a psicologia através desta fabulosa ferramenta, servindo talvez como porta de entrada para muitos daqueles que possuem resistência ao atendimento psicológico convencional.

MISSÃO:

Nosso objetivo é promover saúde mental através das diversas mídias digitais disponíveis que podem servir como facilitadoras do acesso a apoio e intervenção psicológica a todos aqueles que desejarem sempre utilizando ferramentas teórico-metodológicas de origem estritamente científica e se comprometendo se hesitação com os conceitos de ética na psicologia.

Como funciona?

COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE?

A orientação psicológica online é uma modalidade de atendimento regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2012 e possibilita o atendimento na forma de orientação psicológica e a supervisão de psicólogos através de mídias digitais.

No caso da orientação psicológica esse atendimento pode durar de 1 a 20 encontros (interações) e não caracteriza terapia.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA E TERAPIA?

A terapia é uma técnica utilizada pelos psicólogos para oferecer tratamento psicológico e se vale de ferramentas teóricas adquiridas ao longo de anos de estudos e treinamentos.

Atualmente terapia só pode se realizada presencialmente, pois ainda não existe método terapêutico online, mas pesquisas nesse sentido então sendo desenvolvidas.

A orientação é um processo de apoio psicológico que pode ser realizado a distância e visa guiar e dar suporte a pessoas que estejam passando por situações como:
  • Suporte para tomadas de decisão importantes na vida pessoal e profissional.

  • Suporte para pacientes já em terapia convencional que estejam viajando ou longe de seu psicoterapeuta por qualquer motivo.

  • Processos iniciais de orientação vocacional.

  • Motivação para carreira/trabalho ou quaisquer áreas da vida pessoal.

  • Orientação para pessoas que suspeitam estar com transtornos psicológicos (seguido de encaminhamento).
Dentre várias outras possibilidades.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO?

Ele pode se dar através de 3 plataformas distintas:
  1. VIA VIDEOCONFERÊNCIA: onde o paciente irá agendar um horário com o psicólogo e o atendimento será feito por vídeo através do aplicativo Skype.

  2. VIA CHAT: onde o paciente ira agendar um horário com psicólogo e o atendimento será feito através de um aplicativo de mensagens instantâneas como o WhatsApp ou (preferencialmente) o Telegram.

  3. VIA E-MAIL: onde o psicólogo irá interagir com o paciente através de textos extensos analisados pelo psicólogo e respondidos logo em seguida. Uma interação (sessão) será constituída de um e-mail do paciente, uma resposta do psicólogo, uma réplica do paciente para esclarecimento de dúvidas e a resposta final do psicólogo.

FASES DO ATENDIMENTO:

O atendimento será realizado em 3 fases:

1. Identificação e acolhimento da demanda.

Nesta fase o psicólogo irá receber a demanda do paciente e realizar uma anamnese para determinar se o caso é passível apenas de orientação ou se deve ser encaminhado diretamente para atendimento psicológico convencional ou até mesmo psiquiátrico.

Após a identificação da demanda (queixa do orientando) o psicólogo irá propor um plano de Orientação Psicológica que deve ser aceito pelo paciente.

2. Orientação Psicológica.

Nesta fase será realizada a orientação psicológica de acordo com a queixa trazida pelo orientado. O objetivo será trazer a consciência do orientado todos os aspectos de sua queixa e ajudá-lo a elaborar estratégias para saná-la.

3. Encerramento e feedback final.

Nesta última fase o orientado receberá a avaliação final do psicólogo e juntos serão analisados os resultados do processo.

Importante:

Este processo deve durar apenas 20 encontros (interações) como determina o Conselho Federal de Psicologia. Caso surjam outras demandas durante este processo que não possam ser sanadas durante essas interações, o orientado será encaminhado para atendimento convencional.

QUAIS AS VANTAGENS DA ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE?

São muitas, dentre elas:
  • Flexibilidade de horário.

  • O ambiente online pode facilitar com que pessoas que tenham dificuldade de se expressar tenham acesso a atendimento psicológico.

  • Permite atendimento a pessoas que moram em territórios de difícil acesso ou que estejam fora do Brasil e queiram atendimento com psicólogos Brasileiros.

O ATENDIMENTO ONLINE É MELHOR QUE O PRESENCIAL OU VICE-VERSA?

Claro que não! É preciso deixar bem claro que o atendimento presencial com terapia e a orientação psicológica online têm objetivos diferentes. No entanto a orientação psicológica pode ser feita presencialmente ou online.

COMO POSSO PAGAR PELO ATENDIMENTO?

Aceitamos transferência bancária, PayPal e MercadoPago.

AINDA TEM DÚVIDAS?

Deixe um comentário, ou entre em contato com o responsável técnico Tiago Cabral através desses meios:



Tiago Cabral é psicólogo (CRP 05/ 39.728) com quase uma década de experiência nas áreas clínica e social; possui extensão em neuropsicologia e já participou de atividades fora do país vinculadas a Universidade de Columbia em Nova York e a Universidade de Buenos Aires. Também apaixonado por tecnologia da informação e sobre como a informática pode ajudar as pessoas a resolver questões pessoais.

Informação Importante:

ATENÇÃO:

Este serviço está protegido pelo Código de Ética da Psicologia (Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº10 de 2005) e portanto, todas as informações usadas durante o atendimento serão de caráter sigiloso.

A orientação psicológica Online é regulamentado pela resolução do Conselho Federal de Psicologia nº11 de 2012.

Conselho Federal de Psicologia.

Aviso: este site encontra-se em processo de regulamentação pelo Conselho Regional de Psicologia e portanto ainda não se encontra cadastrado.

Porém todos os seus psicólogos encontram-se devidamente habilitados e registrados nos conselhos regionais de suas regiões.